Páginas

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia


"Um bauretezinho, num relax, numa boa."


Pra falar a verdade, quando ganhei esta bibliografia do Tim Maia, pensei que seria só mais um livro para enfeitar a minha estante e, quem sabe um dia, ser lido. Mas logo ao ler as primeiras páginas, me apaixonei pelas histórias desse gordão. De texto super leve e muito bem narrado, o livro de autoria do jornalista e produtor musical Nelson Motta, conta como foi que Tim se consagrou como um ícone da música brasileira. Sua voz grave contrastava com seu jeito de menino livre e travesso, contestando o mundo e quebrando regras.
Apesar de ter a sua imagem associada à drogas, bebedeiras e à muita confusão e processos judiciais, Tim era sempre disputado pelas agências de publicidade, amparadas por pesquisas que apontavam a grande simpatia do cantor perante ao público, para estrelar campanhas publicitárias. E foram muitas as empresas que tiveram o privilégio de terem Tim como garoto – propaganda de seus produtos: Rider, Danone, Banco do Brasil, Cervejas Brahma, Papa Tudo e outros.
A sua persistência, entre trancos e barrancos, em querer mostrar ao mundo que era muito bom em cantar é inspiradora para qualquer pessoa seguir em frente, mesmo que tudo conspire contra. Virei fã desse gordão safado e de suas músicas mela-cueca .

“Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...”

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudinho a ver o "Nelsomotta" contando os casos das risadas e roubadas do Tim. Os dois são geniais em suas respectivas praias.

Luiz Silveira